Máquinas, equipamentos e Serviços para SMT, PTH e Testes de placas de circuito impresso. Solda Dupla Onda, Forno de Refusão, Pick & Placer / Insersora, Conveyors / transportadores, AOI, Raio X, Screen Printers / Impressoras, partes e peças, Treinamento, Instalação

☎ (11) 2062-6900      comercial@allpoint.com.br

Retrabalho de Placas

 

AllPoint: Retrabalho de Placas

A AllPoint presta serviços de retrabalho de componentes em placas de complexidade elevada, com um ou uma combinação dos seguintes pontos:

  • Placas multi-layer, double-sided;
  • Placas com massa térmica elevada;
  • Placas frágeis e sensíveis a aquecimento;
  • Componentes fine pitch, BGA, micro BGA, QFN, Shieldings, etc.
  • Placas de produtos comerciais ou produtos militares

Nossa empresa já realizou mais de 20.000 procedimentos de retrabalho. Já auxiliamos quase todos os grandes fabricantes de placas do Brasil, e treinamos os seus times de retrabalho. Fornecemos máquinas, treinamos, implantamos processos, e fornecemos suporte técnico e manutenção.
Seguimos procedimentos recomendados pelo IPC. Temos um laboratório equipado para retrabalhos complexos. Nosso laboratório / oficina interna, realiza o retrabalho de placas atráves dos processos de reballing (substitutição de esferas de solda dos componentes tipo BGA), reflow, e da troca de componente (substituição do componente avariado) e montagem/inserção de componente na placa. O mais adequado é definido após criteriosa avaliação da placa e da situação específica apresentada pelo cliente.

IMPORTANTE: A AllPoint presta serviços técnicos especializados, cujo entendimento é restrito a clientes especialistas nesta área específica de eletrônica. Atendendo ao princípio de transparência máxima, independentemente do caso ser de âmbito do CDC ou não, solicitamos que clientes que não se encaixem neste perfil, que não contratem os nossos serviços sem antes ter certeza de seu conteúdo. O escopo dos serviços é claro para especialistas, e pode ser de difícil compreensão para outros. Leia com atenção o ESCOPO DOS SERVIÇOS oferecidos pela AllPoint, e ESCOPO DE RESPONSABILIDADES. Não contrate nossos serviços sem antes assinar o nosso documento de TERMOS E CONDIÇÕES para serviços de retrabalho.

 

Selecione um dos tópicos abaixo para mais detalhes


 

Escopo dos Serviços de Retrabalho


1) O escopo de serviços prestados pela ALLPOINT é especificamente o retrabalho de componentes BGA, e não deve ser confundido com outros possíveis defeitos da placa. Em alguns casos, este serviço resulta no conserto e funcionamento da placa, mas não obrigatoriamente. O que é contratado não é o conserto da placa e sim o serviço de retrabalho de BGA. Ou seja, no final a placa pode ou não funcionar, mas este pontop sai do escopo dos serviços oferecidos.
2) O cliente indica e identifica qual o componente BGA que deseja retrabalhar. A AllPoint baseia-se no fato de que o cliente já detectou com precisão o componente que apresenta defeito de soldagem ou o componente eletricamente defeituoso. A AllPoint poderá fazer diagnósticos da placa, mas este serviço está fora do escopo contratado.
3) A AllPoint escolherá o método mais eficiente de retrabalho (reflow, reballing ou substituição de componente). O cliente concorda e aprova a escolha técnica da AllPoint.
4) Todas as placas que vêm de campo podem passar por processo de desumidificação antes da execução de qualquer serviço. Este processo leva no mínimo 24 horas e é de fundamental importância para a execução dos serviços.
5) Serviços que poderão ser contratados:
a) Reflow – Refusão da solda do componente em questão. Este serviço destina-se a reparar a soldagem do componente na placa, com limitações, através do fornecimento de calor direcionado.
b) Reballing – Consiste em retirar o componente, fazer Reballing (substituição das bolas de solda do BGA) e Reflow. É necessário verificar a disponibilidade de KIT de Reballing para o seu tipo de componente. Este processo é utilizado quando deseja-se reaproveitar o componente, eletricamente funcional, que apresenta falhas de solda que não podem ser solucionadas pelo reflow.
c) Substituição – Consiste em retirar o componente e substituí-lo. Utilizado nos casos em que o defeito é no componente e não na solda ou soldagem do componente. Após substituição, se o problema funcional não for resolvido e o componente novo instalado for de propriedade da AllPoint, este será retirado, e a placa será devolvida com o componente que estava originalmente instalado, separado (não soldado à placa).
Todos os serviços de retrabalho acima são executados em uma estação de retrabalho específica para este fim (fabricante FONTON modelos BGA-335/936), precisa, com um perfil de temperatura específico para garantir uma solda eletricamente perfeita e mecanicamente duradoura.
6) A AllPoint poderá desmontar o equipamento do cliente, mas não assume problemas com danos ou falta de partes do chassis externo. Este serviço está fora do escopo de nossos serviços, e não há garantia devido a possível stress que esta estrutura pode ter sofrido anteriormente, em outras intevenções anteriores.
7) A AllPoint recomenda que as placas sejam entregues livres de quaisquer partes destacáveis ou peças, pois o objeto de retrabalho é apenas um componente na placa do equipamento.
8) A AllPoint se reserva o direito de não realizar o serviço após análise técnica inicial, ou por outros motivos operacionais. Neste caso o produto será devolvido em seu estado original. Como exemplo entre os motivos da devolução, seria o caso que após inspeção inicial, notássemos que anteriormente a placa já teria sido retrabalhada inadequadamente em outro local, o que faria com que a probabilidade de sucesso num novo retrabalho diminuisse consideravelmente

1) A(s) placa(s) do cliente serão registradas com etiqueta inviolável, com código de barras, no ato do seu recebimento pela AllPoint. O cliente deverá exigir da AllPoint um documento/recibo da placa com este(s) código(s). De posse deste documento, o cliente tem registrado e identificado o que foi recebido pela AllPoint e poderá solicitar status quando o prazo de entrega estimado vencer. Somente através do número da Ordem de Serviço (OS) impresso na etiqueta, o cliente poderá solicitar informações sobre o andamento dos serviços contratados.
IMPORTANTE: a AllPoint não se obriga a registrar códigos do cliente e outros códigos, ou números de série, que possam eventualmente estar afixados à placa. Portanto, é imprescindível que o cliente, ao ligar para a AllPoint, tenha em mãos os códigos das Ordens de Serviço.
2) Nosso sistema de rastreamento dos serviços é atualizado diariamente. O status de uma Ordem de Serviço poderá ser fornecido, através do telefone (11) 2062-6900.

 

Cobrança


A condição de pagamento padrão é à vista e deve ser efetuado no ato da retirada da placa. O cliente deve exigir recibo de pagamento à AllPoint, que por sua vez emitirá Nota Fiscal de acordo com os termos da lei. Mediante continuidade e aprovação de crédito, outras modalidades de pagamento podem ser estudadas, entre elas emissão de boleto bancário.

 

Frete / Logística


Os produtos para retrabalho deverão ser entregues na AllPoint. Normalmente, deveria ser entregue somente a placa onde se localiza o componente a ser retrabalhado, livre de quaisquer partes destacáveis ou peças deverá ser entregue à AllPoint. Despesas com frete, seguro desde envio até seu retorno, e outras, serão pagas pelo cliente. Após retrabalho, a placa retorna para o cliente na sua embalagem externa original, ou melhor que a original. Recomendamos cuidados especiais em produtos transportados por Moto-Boys, ou embalagens não adequadas para produtos frágeis. Danos no produto durante o frete devem ser reportados ao agente transportador do produto. A AllPoint não se responsabiliza pelo frete, e danos ao produto no decorrer do transporte. O cliente concorda que é de sua responsabilidade estes possíveis danos. A AllPoint disponibiliza a placa para inspeção de saída de nossa empresa. Recebendo a placa, o cliente concorda que foi devolvida no mesmo estado que nos entregou, sem nada a reclamar.

A garantia do produto é fornecida pelo seu respectivo fabricante. A AllPoint não é o fabricante. O cliente entende e aceita que utilizará serviços da AllPoint apenas para fazer uma tentativa de recuperar seu equipamento, não sendo da AllPoint a responsabilidade da funcionalidade final deste, ou de vícios outros de fabricação. O documento “RETRABALHO – TERMOS, CONDIÇÕES e GARANTIA” explica em detalhes este assunto, e foram fornecidos separadamente pela AllPoint. Assinando este presente contrato, o cliente concorda que leu, entendeu e concordou com seu conteúdo.
Em resumo, a AllPoint oferece garantia de 100% do serviço contratado, ou seja, retrabalho de componente BGA. Este não deve ser confundido com o aspecto funcional da placa ou equipamento. O objeto de garantia é portanto o ponto específico o qual a AllPoint se propôs a consertar: a solda. A responsabilidade da AllPoint está limitada ao vaor dos serviços realizados, pois o cliente ao contratar os serviços, já aceita que o produto como um todo corre riscos de não funcionar mais, tendo até perda total, sem que esta responsabilidade seja atribuída à AllPoint. O prazo de garantia de serviços neste escopo é de 90 dias a partir da emissão do recibo que disponibiliza a placa para retirada, exceto para equipamentos que a AllPoint constatar que houve prévia manutenção, os quais não serão cobertos por garantia. O cliente aceita que a garantia poderá ser anulada ou reduzida, caso os objetos de serviço tenham previamente sofrido outras intervenções de retrabalho ou conserto, dependendo da gravidade dos danos causados por outrem. O cliente aceita que a AllPoint analisará unilateralmente o estado da placa, sem a presença do cliente e num estágio posterior à entrega, e aceitará seu parecer técnico.

Tabela Lista

Direção Descendente

11 Produto(s)

Tabela Lista

Direção Descendente

11 Produto(s)